A Acantose Nigricans é uma doença que acomete mais pessoas de pele negra do que de pele branca e se caracteriza pelo espessamento e escurecimento de regiões do corpo. Normalmente, aparece nas regiões do pescoço e da axila e não se trata de falta de higiene, podendo ser relacionada a outras doenças que atingem o paciente
Por isso, uma pessoa com Acantose Nigricans precisa ter seu histórico de saúde investigado. A doença está relacionada com excesso de peso, hipercolesterolemia e diabetes, porém também pode aparecer como uma apresentação isolada na pele, sem relação com outras condições.
Sintomas
Costuma iniciar com um leve escurecimento da pele que vai se tornando espessa e mais escura ,com aspecto verrucoso e aveludado; muitas vezes acompanhadas de prurido. Evolui lenta e gradualmente durante anos. As dobras e pregas são os locais mais afetados, ocorrendo, geralmente, nas axilas, pescoço e virilha, podendo ainda afetar pés, mãos e lábios. Quando a causa é tratada, a doença costuma regredir.
Tratamento
A Acantose Nigricans não é contagiosa e o tratamento consiste em investigar a existência de outras doenças e, caso não haja, realizar as técnicas terapêuticas na região acometida pela Acantose Nigricans. Para os procedimentos, podem ser utilizados:
● Clareadores
● Peeling
● Lasers
Quer saber mais sobre formas de tratamento? Clique aqui!
Comentários