Quem não tem uma cicatriz de infância?
Elas são comuns e surgem quando a pele é rompida por algum trauma físico, como machucados, queimaduras, cirurgias ou acne.
No momento em que o machucado arranca a derme (segunda camada da pele), o colágeno vai junto e, é por isso, que a marca se forma.
As cicatrizes podem ser divididas em dois tipos, podendo causar impactos emocionais importantes.
O queloide se forma quando ocorre um excesso de cicatrização na pele. A região acaba formando muito colágeno, ficando a pele alta e escura. A cicatriz hipertrófica tem muita semelhança com o queloide, mas é mais avermelhada.
As estrias são comuns em mulheres, mas assim como as cicatrizes, também podem causar impactos psicológicos e emocionais. Elas aparecem quando a pele é esticada durante a gestação, perda e ganho de peso em pouco tempo ou simplesmente pelo crescimento natural durante a puberdade.
Nessas ocasiões, as fibras elásticas e colágenas cutâneas são destruídas. Além disso, embora as mulheres sejam as principais afetadas pela estrias, os homens também podem desenvolvê-las.
Nos dias de hoje, podemos contar uma vasta gama de tratamentos eficazes para combater as cicatrizes e estrias, como os lasers fracionados, laser de picossegundos, luz pulsada, microagulhamento, bioestimuladores e preenchedores.
O número de sessões e o tipo de tratamento deve ser embasado na cor, tamanho e local das cicatrizes e estrias.
Mas geralmente, são necessárias de 3 a 6 sessões com intervalos mensais para resultados satisfatórios.
Commentaires