top of page

Xantoma Tuberoso

28/01/2025

Os xantomas tuberosos são tumefações nodulares, firmes, não dolorosas, amareladas ou alaranjadas que se formam sob a pele no subcutâneo, envolvendo áreas propensas a pressão e trauma do corpo, como os cotovelos, os joelhos, mãos, tendão de Aquiles e as nádegas. Essas lesões são compostas por acúmulo de gorduras (lipídeos) em células especializadas.

Epidemiologia. Os xantomas tuberosos geralmente ocorrem em associação com dislipidemia hereditária ou adquirida ou doença hematológica.

Etiologia. O xantoma tuberoso está frequentemente associado a altos níveis de lipídeos no sangue, como ocorre em condições de hipercolesterolemia familiar, hipertrigliceridemia ou outras dislipidemias. Esses altos níveis podem ser causados por fatores genéticos, alimentação inadequada ou outras condições subjacentes, como diabetes mellitus ou doenças hepáticas. Pode ocorrer quando os níveis de lipoproteínas de densidade intermediária são altos (disbetalipoproteinemia familiar), caso em que os níveis séricos de colesterol e triglicérides são altos, por exemplo, cada um é aproximadamente 400 mg/dL.

Fisiopatologia. A característica histológica característica dos xantomas cutâneos são os macrófagos carregados de lipídios, também conhecidos como “células espumosas”. O número de células espumosas e a presença de achados associados, como células inflamatórias, deposição de lipídios extracelulares e fibrose, variam de acordo com o tipo e idade do xantoma. Os xantomas tuberosos têm frequentemente grandes células espumosas com fibrose associada.

Manifestações clínicas. Os xantomas tuberosos são pápulas ou nódulos amarelo-alaranjados ou eritematosos localizados sobre as articulações ou superfícies extensoras das extremidades, especialmente cotovelos e joelhos. Podem ser solitários ou agrupados e atingir tamanhos de até 3 cm.

Diagnóstico. É feito por meio de uma avaliação clínica detalhada e pode incluir exames complementares para investigar os níveis de lipídeos no sangue. Em alguns casos, uma biópsia da lesão pode ser realizada para confirmar o diagnóstico e descartar outras condições dermatológicas.

Diagnóstico diferencial. Os xantomas tendinosos e xantomas tuberosos podem assemelhar-se a outras erupções nodulares com predileção por locais sobre articulações ou tendões. Os exemplos incluem nódulos reumatoides, granuloma anular subcutâneo, gota e eritema elevatum diutinum.

Tratamento. Os xantomas cutâneos não são fatais e geralmente são assintomáticos. Portanto, o tratamento específico para eles não é obrigatório, embora seja frequentemente desejado por razões estéticas. O tratamento farmacológico da dislipidemia é geralmente indicado e frequentemente leva à melhora no caso de xantomas tuberosos, porém a regressão ocorre lentamente.

Mudanças no estilo de vida: adotar uma dieta balanceada, pobre em gorduras saturadas e rica em fibras, além de praticar atividades físicas regularmente.

Medicações: medicamentos para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, como estatinas, fibratos ou inibidores de PCSK9.

Tratamento das lesões: em alguns casos, as lesões podem ser removidas cirurgicamente ou tratadas com laser, especialmente se estiverem causando desconforto.

Quando procurar ajuda médica?

Se você perceber lesões elevadas, amareladas ou alaranjadas na pele, é importante consultar um dermatologista. Essas lesões podem ser um sinal de problemas metabólicos graves que precisam de avaliação e tratamento.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. A Case of Large Elbow Tuberous Xanthoma. Abramov D, Zaman T, Tarascin I. Cureus. 2023 May 15;15(5):e39044.

2. Tuberous xanthoma with cardiac failure in a child. Narasimhan M, Muthu P, Ramakrishnan R, Sriram V.
J Family Med Prim Care. 2022 Jun;11(6):3290-3292.

3. Tuberous xanthoma secondary to homozygous familial hypercholesterolaemia: a life-threatening diagnosis. Kazmi A, Frewen J, McDonald B, Davison J, O'Toole E. Clin Exp Dermatol. 2022 Dec;47(12):2336-2338.

4. Tumorous tendinous (tuberous) xanthomas. Antbring R, Khan A, Jawad AS. J R Coll Physicians Edinb. 2022 Jun;52(2):147-148.

5. Tuberous xanthomas mimicking tophaceous gout. Dhanawat A, Padhan P.
Indian J Med Res. 2020 Nov;152(Suppl 1):S29.





bottom of page