top of page

Xantoma Tuberoso

Os xantomas tuberosos são tumefações nodulares, firmes, não dolorosas e subcutâneas que envolvem as áreas propensas ao trauma do corpo, como os cotovelos, os joelhos, o tendão de Aquiles e as nádegas.

Epidemiologia. Os xantomas tuberosos geralmente ocorrem em associação com dislipidemia hereditária ou adquirida ou doença hematológica.

Fisiopatologia. A característica histológica característica dos xantomas cutâneos são os macrófagos carregados de lipídios, também conhecidos como “células espumosas”. O número de células espumosas e a presença de achados associados, como células inflamatórias, deposição de lipídios extracelulares e fibrose, variam de acordo com o tipo e idade do xantoma. Os xantomas tuberosos têm frequentemente grandes células espumosas com fibrose associada.

Manifestações clínicas. Os xantomas tuberosos são pápulas ou nódulos amarelo-alaranjados ou eritematosos localizados sobre as articulações ou superfícies extensoras das extremidades, especialmente cotovelos e joelhos. Podem ser solitários ou agrupados e atingir tamanhos de até 3 cm.

Os xantomas tuberosos ocorrem em estados hipercolesterolêmicos, como hipercolesterolemia familiar ou quando os níveis de lipoproteínas de densidade intermediária são altos (disbetalipoproteinemia familiar), caso em que os níveis séricos de colesterol e triglicérides são altos, por exemplo, cada um é aproximadamente 400 mg/dL.

Diagnóstico diferencial. Os xantomas tendinosos e xantomas tuberosos podem assemelhar-se a outras erupções nodulares com predileção por locais sobre articulações ou tendões. Os exemplos incluem nódulos reumatoides, granuloma anular subcutâneo e eritema elevatum diutinum.

Tratamento. Os xantomas cutâneos não são fatais e geralmente são assintomáticos. Portanto, o tratamento específico para eles não é obrigatório, embora seja frequentemente desejado por razões estéticas. O tratamento farmacológico da dislipidemia é geralmente indicado e frequentemente leva à melhora no caso de xantomas tuberosos, porém a regressão ocorre lentamente.

whatsapp-icone-2.png
bottom of page