top of page

Xantoma Plano

Os xantomas são lesões caracterizadas por macrófagos repletos de lipídios. Eles podem desenvolver-se no contexto de uma alteração no metabolismo dos lipídios ou como resultado de disfunção celular local.

Etiopatogenia. O depósito de lipídios ocorre no interior de histiócitos, que adquirem aspecto espumoso. Os xantomas representam a exteriorização, na pele, de doenças por distúrbio local ou geral do metabolismo lipídico e, em aproximadamente metade dos casos, ocorrem na ausência de hiperlipidemia e hipercolesterolemia.

Manifestações clínicas. Os xantomas planos se apresentam principalmente como máculas, e raramente, formam lesões elevadas. Eles podem ocorrer em qualquer local, porém quando acomete as pregas palmares é característico da disbetalipoproteinemia do tipo III. Os xantomas planos difusos formam regiões amareladas ou alaranjadas na derme, geralmente afetando a pele das axilas, pescoço, ombros ou nádegas. Este é um tipo raro de xantoma, geralmente não relacionado à dislipidemia. A presença dele deve alertar para a possibilidade de gamopatia monoclonal ou distúrbios linfoproliferativos. Diferentes classificações de xantomas planos têm sido apresentadas e, em geral, diferenciam-se em dois grupos: 1) xantomas planos com aumento do nível sérico de lipídios; 2) xantomas planos com nível normal de lipídios séricos.

Diagnóstico. O diagnóstico de xantomas é geralmente fácil e baseado no quadro clínico. Em casos pouco claros, a biópsia de pele para exame histopatológico é indicada. Xantomas associados à dislipidemia e aterosclerose precoce (xantelasma, xantomas tendinosos e tuberosos) requerem investigação adicional. As histórias pessoais e familiares podem elucidar distúrbios metabólicos ou doenças cardiovasculares, bem como o tempo de manifestação no paciente e seus familiares de primeiro grau.

Tratamento. Os xantomas cutâneos são principalmente distúrbios estéticos, nem sempre estão associados a hiperlipidemia subjacente, mas quando são associados aos distúrbios lipídicos, é necessário diminuir o tamanho dos xantomas e prevenir os riscos da aterosclerose. O tratamento da hiperlipidemia consiste inicialmente em dieta e agentes hipolipemiantes, mas poucos estudos mencionam a eficácia desses medicamentos na resolução de xantomas. O curso da doença em geral é benigno e se resolve espontaneamente.

whatsapp-icone-2.png
bottom of page