Tinha Favosa
Refere-se à infecção fúngica do couro cabeludo, usualmente causada peloTrichophyton schoenleinii, responsável pela inflamação crônica do couro cabeludo e formação das escútulas fávicas, sendo considerada atualmente uma forma severa da tinha capitis e que evolue para alopecia cicatricial.
Etiopatogenia: Origina-se da infecção superficial por dermatófitos no couro cabeludo, usualmente causada pelo Trichophyton schoenleinii, mas Trichophyton violaceum, Trichophyton mentagrophytes var quinckeanum, ou Microsporum gypseum podem eventualmente ser agentes etiológicos. É considerada uma forma grave de tinha capitis, embora possa raramente ocorrer como tinha corporis e onicomicose. Nessa forma clínica, o cabelo não é tão fortemente infectado e o que caracteriza a doença é a formação de espaços de ar entre as hifas dentro do cabelo infectado, por isso chamado de cabelo tipo favus.
Epidemiologia: Acomete crianças e adultos. Normalmente é adquirida na infância ou adolescência e persiste durante a vida adulta. Não há preferência por raça ou sexo.
Quadro clínico: Normalmente o quadro tem início na infância e pode persistir por muitos anos. Inicia-se por eritema perifolicular com cabelos íntegros, evoluindo com a formação de escútulas fávicas e o início da perda de cabelo. Caracteristicamente, as escútulas representam um aglomerado de hifas e tipicamente são vistas como crostas amarelas que envolvem o fio do cabelo, perfurando seu centro. A evolução mais grave é a formação de áreas de alopecia cicatricial com atrofia, com presença de escútulas na periferia das placas. Para o diagnóstico, pesquisa e cultura micológica devem ser solicitadas.
Tratamento: O tratamento baseia-se no uso de antifúngicos orais, associado ao uso de xampus antifúngicos. Higiene local deve ser mantida, assim como remoção das crostas que eventualmente se formem. Como é considerada uma forma grave de tinha capitis, o tratamento padrão é com griseofulvina oral. Terbinafina, itraconazol e fluconazol podem ser usados em dosagem similar para tinha capitis.