Parapsoríases
São doenças crônicas, de etiologia não conhecida, assintomáticas ou com discreto prurido, eritêmato-escamosas e que se parecem com a psoríase.
Classificação: Existe a parapsoríase em gotas ou pitiríase liquenóide com as formas aguda e crônica. Alguns autores consideram estas formas como vasculites. Com maior concordância temos a parapsoríase em pequenas placas e em grandes placas.
Manifestações clínicas:
Parapasoríase em pequenas placas: São pequenas lesões eritêmato-escamosas em placas menores que 5cm de diâmetro, situadas no tronco e coxas, persistentes e que, habitualmente, não evoluem para linfoma.
Parapsoríase em grandes placas: Caracterizada por placas eritêmato-escamosas maiores, em torno de 10cm de diâmetros, localizadas nas nádegas, raízes das coxas e tronco. Podem apresentar o aspecto poiquilodérmico e a evolução para linfoma cutâneo de células T ocorre em 11% dos casos, usualmente após muitos anos.
Tratamento: Emolientes tópicos, PUVA terapia. Os corticóides tópicos devem ser usados com cautela por causa da natureza atrófica da doença.